A temática ESG vem ganhando cada vez mais destaque no mundo dos investimentos. Mas você sabe o que significa e onde encontrar esses investimentos?
ESG vem de Environmental, Social and corporate Governance, traduzindo para o português seria: responsabilidade Ambiental, Social e Governança corporativa – ASG. Refere-se aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio.
Parte-se da ideia principal que as pessoas buscam ser cada vez mais éticas, diminuir o seu impacto ambiental e ao mesmo tempo ajudar pessoas de maior vulnerabilidade social.
O mais legal disso tudo, é que isso se torna um ciclo virtuoso, pois se você (e mais pessoas) consome produtos ou serviços de empresas que possuem política ESG, vai estar favorecendo essa empresa, ajudando-a gerar mais receita, mais resultado e por consequência vai favorecer no longo prazo nas ações dessa empresa.
Um levantamento da área de tendências do Google mostrou que o interesse pelo conceito ESG atingiu seu ponto mais alto dos últimos cinco anos no Brasil, enquanto globalmente o tema bateu recorde nas buscas por “investimento ético”.
E esse ciclo virtuoso já têm se mostrado uma realidade, em 2020, 95% dos índices de sustentabilidade performaram melhor que os índices de bolsas que não adotam esses critérios
Romper o dilema de que ESG não dá dinheiro foi um importante passo para também atrair mais investidores ao tema e puxar consigo as empresas, que precisam se adaptar a essas novas demandas do mercado.
O ESG pode ser pode ser destrinchado ainda em sub temas que ganharem maior relevância, como equidade de gênero, emissão carbono neutra, energia limpa e uso racional da água.
Existem casos ainda, que a gestora do fundo, destina parte da receita de taxa de administração, para instituições de apoio social.
Se você de gostou da ideia, o desafio muitas vezes é selecionar esses investimentos.
Encontrar as empresas individualmente, pode ser um desafio grande, então você pode buscar alguns atalhos.
Para te ajudar fizemos um trabalho de seleção e vamos dar aqui duas sugestões:
1 – Investir em ETFs que já tenham um critério de seleção de empresa elegível
2 – Investir em um fundo de investimento, em que a gestora ativamente vá buscando as melhores empresas com essa política, ou que a própria gestora reverta parte dos seus resultados para esse fim
Confirma abaixo tabela com mais informações, e caso queira consultar mais informações e a rentabilidade acesse nosso simulador e procure pelo CNPJ ou código de negociação.
ETFs:

Fundos de Investimento:

Bons investimentos!