Confira em nossa já tradicional tabela, quais foram as classes de investimentos que melhor e pior performaram em 2021.
Curiosamente, a tão falada (e temida) inflação foi o destaque “positivo” da tabela. Nem mesmo os títulos indexados ao IPCA (IMA-B), que ganham com a inflação alta, foram capazes de fazer frente. Isso porque com os juros Selic em alta fazem com que esses títulos sejam na marcação a mercado reprecificados em novas condições, jogando contra o retorno no curto prazo.

Com os dados acima cada investidor pode tirar as próprias conclusões.
O que é fato, é que o mercado se move em fluxos que muitas vezes se invertem em dados períodos. É comum observar os ativos de risco, como ações e fundos imobiliários hora na parte de cima, hora na parte de baixo. Da mesma forma, é possível constatar o ouro e dólar num movimento contrário.
Como os dois últimos anos foram ruins para as ações e fundos imobiliários no Brasil, podemos ver nesse ano uma inversão dessa tendência… podemos dizer que ao menos janeiro já deixou muitos investidores empolgados! 🚀.
Melhores investimentos em 2021
Confira agora a lista com os melhores investimentos no mercado financeiro em 2021. Se algum deles esteve em sua carteira, não faltam motivos para comemorar.
⬆️ IPCA
Com alta de 10,02%, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi o termômetro da inflação e fez os investimentos atrelados à ele apresentarem uma performance muito interessante ao longo de 2021.
Esse número representa a maior alta no indicador desde 2015, o que coloca o IPCA como destaque em nosso ranking.
⬆️ Dólar
Um dos índices mais acompanhados é a cotação do dólar. Com a expressiva marca de 6,39% de alta, ele fica em segundo lugar na lista dos investimentos que melhor performaram no ano passado.
⬆️ Ouro
Tradicional e cobiçado investimento, o ouro brilhou em todos os sentidos em 2021. Ele registrou um aumento de 4,43% e ficou com a terceira posição do nosso ranking.
⬆️ CDI
Títulos atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) também mandaram bem e fecharam com uma alta de 4,42%.
Investimentos que não performaram bem
Como nem tudo são flores, precisamos citar também quais foram os investimentos que não foram bem no ano anterior e precisam se recuperar em 2022.
⬇️ IMA-B
Os títulos dessa categoria fecharam o ano em -1,26%.
⬇️ Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX)
Quem também teve um desempenho negativo foram os títulos atrelados ao IFIX, que apresentaram um número final de -2,28%
⬇️ IBOV
O índice do mercado acionário brasileiro ficou com -11,93% e busca se recuperar em 2022.
Escolha seus investimentos para 2022
Como o ano já está a todo vapor, nada melhor do que decidir quais serão os próximos investimentos para fazer um aporte em 2022.
Para isso, utilize o Simulador da Turing, veja quais as melhores opções para o seu perfil e ainda descubra novas opções para ampliar a sua carteira de investimentos.
Bom ano e bons investimentos a todos!
André Chede – CEO Turing Digital