Você deve estar se perguntando, o que a Black Friday tem a ver com o maior gênio da humanidade: Sir Albert Einstein.
A Black Friday é fenômeno recente no Brasil, mas mundo a fora já tem uma grande tradição por ser uma época de descontos e propícia para o consumo. Toda a vez que usamos nosso suado dinheirinho para comprar outras coisas, trocamos um ativo em potencial por um passivo.
Perdemos então a chance de multiplicar nosso capital em troca de algo que apenas vai perder valor ao longo do tempo.
Se você afundou o pé na jaca nessa Black Friday, pode então ter trocado um objetivo de longo prazo por uma satisfação de curto prazo. E é aqui que entra o gênio, pois na visão dele, os juros compostos são a maior força do universo.
Os juros compostos nos investimentos, crescem de uma forma exponencial (juros sobre juros), e geram um efeito bola de neve. Todos nós sonhamos em acumular patrimônio, e esperamos que um dia apenas nossos dinheiro guardado seja o suficiente para gerar uma renda que nos permita viver confortavelmente. Entretanto, poucos conseguem ter a disciplina ao longo de um grande período (uma vida muitas vezes) de se privar das tentações de curto prazo, do consumo, e fazer esse recurso se multiplicar. O grande exemplo desse poder é o Warren Buffett, que além de ter feito isso durante toda a sua vida, ainda soube investir muito bem e assim acelerar esse processo.
Quanto tempo você demoraria para chegar a R$ 1 milhão investindo R$ 1.000 por mês?
A resposta vai depender do retorno desse investimento.
Buffett tem uma taxa de retorno que variou entre 22% e 35% ao ano em seus investimentos, a depender da janela de análise. Se usarmos uma taxa composta de 22% ao ano, você precisaria de 15 anos para chegar no 1º milhão. E agora pasme, com 50 anos de aplicação, você se tornaria um bilionário!
Warren Buffet completou recentemente 90 anos, e se considera um investidor desde os seus 16 anos. Então são mais 70 multiplicado o seu patrimônio e não à toa ter uma fortuna que passa dos 80 bilhões de dólares.
Quer brincar de multiplicar o seu dinheiro?
Montamos uma planilha simples, que você pode alterar as premissas de investimento e simular a vontade.
Obs.: agora antes de comprar qualquer coisa, por menor valor que seja, pense nos juros compostos!
Bons investimentos!