Bitcoin: vale a pena investir?

Algumas informações recentes deram fôlego para o movimento de valorização,
e a dúvida de todos é: ainda vale a pena investir?

Hoje praticamente nenhum tema no mercado financeiro traz tantas divergências quanto o Bitcoin e outras criptomoedas.

Existem os entusiastas, que têm surfado a alta recente e continuam a apostar suas fichas na moeda digital, e no outro extremo outros que enxergam nos criptoativos muita especulação e poucos fundamentos.

E quem está certo? Existem bons argumentos de todos os lados, e provavelmente apenas o futuro dirá. Entretanto algumas informações recentes deram fôlego para o movimento de valorização, e a dúvida de todos é: ainda vale a pena investir?

Primeiro, é bom entender o que mudou recentemente, e fez com que o Bitcoin continuasse escalando máximas históricas.

Investidores institucionais, têm cada vez mais se disposto a alocar parte do seu capital em moedas digitais. Os institucionais, que são geralmente fundos de investimento, aplicam seu capital em diversas modalidades e costumam ser mais conservadores e prudentes na alocação, uma vez que o gestor não aloca recursos próprios, e sim de terceiros. Portanto, conseguir atrair investidores além da pessoa física, têm reforçado a tendência de alta.

Mais recente, o agora super pop Elon Musk, tuitou algumas vezes a palavra #bitcoin, e depois informou que a Tesla investiu 1,5 bilhão de dólares do caixa da empresa em Bitcoin.

Entretanto, ao mesmo tempo que boas noticias vieram, os preços deram um grande saldo. Para se ter uma ideia 1 BTC (Bitcoin) estava cotado a 10 mil dólares em Outubro de 2020, e agora 5 meses depois, negocia a 50 mil dólares (5x mais).

O ideal como qualquer investimento de risco, é se for o caso, o investidor alocar uma pequena parte do seu capital.

Para quem não sabe como dar o primeiro passo, vale a pena ficar atento a fundos de investimentos brasileiros que aplicam nos criptoativos. Pois, um dos grandes problemas do passado é que as corretoras de criptomoedas foram diversas vezes hackeadas, e perderam o dinheiro dos clientes. Então, investir através de um fundo regulado, que tomou todas as precauções de segurança, de uma forma simples e integrada com outros investimentos, pode ser uma grande vantagem.

A Hashdex é uma gestora que especializou no tema, e se tornou o principal expoente na gestão de fundos que aplicam nas moedas digitais e está presente em diversas plataformas de investimentos. A gestora criou uma família de fundos com perfis e riscos diferentes, para dar oportunidade aos investidores de se expor de maneiras distintas. O Discovery aloca até 20% em cripto, enquanto o Explorer até 40%, e o Voyager até 100% do capital. Nesses fundos, o investidor investe numa cesta de criptomoedas, incluindo, mas não se limitando ao Bitcoin. Além destes, a Hashdex tem um fundo 100% Bitcoin, para aqueles que querem investir unicamente na moeda.

Você consegue encontrar todos os fundos em nossos simuladores:

Quer saber mais? Acesse também o site da Hashdex.

Bons investimentos!